Instrumentos de Visualização da Informação para Avaliação Diagnóstica em Curso de Programação a Distância
Resumo
A aprendizagem de programação é um domínio de conhecimento considerado de difícil aprendizagem. No entanto, embora as dificuldades de ensino e de aprendizagem de programação sejam temáticas recorrentes em discussões acadêmicas, poucas soluções de fato têm sido desenvolvidas para compreender essas dificuldades e nelas intervir de acordo. Com o objetivo de realizar uma avaliação diagnóstica em uma perspectiva multidimensional a partir da análise minuciosa de códigos-fontes desenvolvidos por alunos e de histórico de desempenhos, este trabalho apresenta alguns instrumentos de visualização de informação para auxiliar professores no acompanhamento da aprendizagem de seus alunos na prática da programação. Os resultados de aplicação desses instrumentos em uma turma de programação a distância demonstram que é possível reconhecer sob diferentes variáveis indicadores de dificuldades de aprendizagem e diferentes classes de perfis de alunos.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.452