Sala de aula invertida na prática: implementação e avaliação no ensino de matemática

Hugo Luiz Gonzaga Honório, Liamara Scortegagna

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a implementação de um Processo para a utilização da Metodologia Sala de Aula Invertida, propiciando suporte à aprendizagem colaborativa no Ensino de Matemática. O Processo foi elaborado e avaliado a partir de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Matemática, implementado em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental e, utilizou-se a metodologia de estudo de caso para investigar e analisar o comportamento e as reações dos alunos. Com a efetivação do Processo, pode-se constatar que os alunos colaboraram nos momentos de interações online e presenciais, a partir da apropriação dos elementos de colaboração do Modelo 3C e, quanto a metodologia Sala de Aula invertida, os alunos relataram de forma positiva a experiência, pois a disponibilidade de rever às videoaulas em qualquer momento, bem como o fato destes terem um acompanhamento mais individualizado pelo professor nos momentos presenciais, potencializou o processo de ensino e aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.31