Ambientes virtuais de aprendizagem e o modelo TPACK: relato de experiência de oferta de cursos em diferentes plataformas de educação a distância

Ricardo Nicolau, Vanda Arantes Araújo, Edson Moura da Silva

Resumo


Abstract. This article presents a reflection on challenges and possibilities of Distance Education from the online course management experience in three different e-learning platforms - Docebo, eFront e Ilias -, carried out by groups of masters and doctoral students, in 2014. The data were obtained by participant observation during the course and documentary research of discipline completion reports drawn up by post graduate students. The results reveal that the online courses presented differences in the articulation of technological, pedagogical and content knowledgements, defined in TPACK model. Resumo: O presente artigo traz uma reflexão sobre desafios e possibilidades da Educação a Distância a partir da experiência de gestão de cursos online em três diferentes plataformas de ensino a distância - Docebo, eFront e Ilias -, realizada por grupos de mestrandos e doutorandos em disciplina ministrada em programa de pós-graduação no ano de 2014. Os dados foram obtidos por observação participante durante o desenvolvimento do curso e pesquisa documental dos relatórios de conclusão da disciplina elaborados pelos pós-graduandos. Os resultados revelam que os cursos online apresentaram diferentes articulações dos conhecimentos tecnológico, pedagógico e do conteúdo definido no modelo TPACK.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.320