Usando Enchanting em Robótica Educativa

Matheus S. Pereira, Bruna H. Reis, Gustavo B. Oliveira, Gabriel E. Farias, Arlindo J. Souza Júnior, Carlos R. Lopes

Resumo


O foco deste artigo é em robótica educativa. Em particular, descreve-se neste artigo uma experiência de uso da linguagem Enchanting para programação de robôs que serão utilizados na execução de atividades didáticas relacionadas à Matemática. Enchanting é uma linguagem de programação visual que se mostrou adequada na programação dos kits de robôs Lego Mindstorms. O software é distribuído livremente, o que o torna atrativo para uso, por exemplo, em escolas da rede pública de ensino. Neste artigo detalha-se a metodologia usada para o seu uso na programação de robôs e resultados advindos do seu uso. Os autores entendem que o experimento realizado é pioneiro no Brasil, pois não é do conhecimento dos mesmos o uso de Enchanting em ambientes como o contextualizado neste artigo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.576