Melhorias de Gestão de Cursos a Distância Através da Análise de Acessos ao AVA

José Jorge L. Dias Jr., Ricardo Serrano, Eudisley dos Anjos, Lucídio Cabral, Jan Edson Rodrigues Leite, Estêvão Domingos Soares de Oliveira, Hercilio de Medeiros Sousa

Resumo


A qualidade dos cursos de Educação A Distância (EAD) têm aumentado muito nos últimos anos. As novas tecnologias têm proporcionado um melhor uso e gestão dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Entretanto, essa melhoria vai além da tecnologia e diversos desafios ainda devem ser superados. Este trabalho apresenta o uso da análise de acesso ao AVA como forma de planejamento de ações e estratégias para redução dos entraves existente na gestão dos cursos EAD. Para isso, foi utilizada uma ferramenta de Business Intelligence (BI) para coleta e análise de dados que permitam uma melhor tomada de decisões em relação a infraestrutura, recursos e estratégias de ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.268