Incentivando meninas do ensino médio à área de Ciência da Computação usando o Scratch como ferramenta

Wesckley Faria Gomes, Carolina Santana Louzada, Maria Augusta Silveira Netto Nunes, Edilayne Meneses Salgueiro, Beatriz Trinchão Andrade

Resumo


A fim de promover estratégias de fomento adequadas, é necessário compreender os fatores que levam as mulheres a entrarem e saírem do campo da computação. Neste trabalho, a linguagem de programação Scratch foi utilizada com o objetivo de aumentar o interesse de meninas do ensino médio na área por meio de sua aplicação no ensino de química, física e matemática. Além de ensiná-las conceitos básicos de programação também foi possível ajudá-las pedagogicamente em ciências exatas. Este artigo relata as experiências sobre o ensino e aprendizagem de Scratch para essas meninas. Como resultado, verificou-se uma importante necessidade de orientar as estudantes corretamente a respeito das carreiras existentes na área.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.223