Ensino guiado por estudo dirigido: uma experiência no contexto da Engenharia de Software

Ronnie E. S. Santos, Cleyton V. C. Magalhães, Jorge S. Correia-Neto, Guilherme Vilar

Resumo


A qualidade do ensino e a compreensão de conteúdos e temas da engenharia de software tem impacto direto na melhoria do processo de desenvolvimento de software, podendo apoiar a busca por soluções de problemas e deficiências da indústria de software. Esta pesquisa apresenta o relato de experiência de ensino da disciplina de engenharia de software em um contexto no qual os alunos já possuem experiência prática e profissional sobre os temas abordados. Desta forma, uma técnica de ensino guiada por estudos dirigidos utilizou a análise de estudos de caso, experimentos, pesquisas de campo e relatos de experiências publicadas em congressos e revistas da área, para discutir o conteúdo teórico da disciplina através do contexto das pesquisas científicas, permitindo aos alunos comparar os resultados obtidos pelos estudos, com o que é vivenciado diariamente no seu ambiente profissional. 1.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.170