MultiTACT: Uma abordagem para a construção de atividades de ensino multidisciplinares para estimular o Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I

Suéllen Martinelli, Luciana Zaina, Tiemi Sakata

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) pode ser promovido por meio da aplicação de atividades multidisciplinares e de práticas desplugadas. Este artigo apresenta uma abordagem, chamada de Abordagem MultiTACT, que possibilita aos professores construir e aplicar atividades de ensino relacionadas ao PC. Essas práticas visam fomentar habilidades de lógica, abstração, decomposição em estudantes do Ensino Fundamental I. A abordagem foi concebida a partir de uma análise qualitativa de 51 práticas que foram obtidas em três cursos de formação continuada ministrados. Foram detectados um conjunto de estratégias de ensino que são alinhadas com as recomendações dadas pela Base Nacional Comum Curricular.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.1063

Apontamentos

  • Não há apontamentos.