Arquitetura Pedagógica para leitura de textos digitais
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de Arquitetura Pedagógica para leitura de textos digitais. A arquitetura pretende apoiar a atividade de leitura em textos digitais, através de um conjunto de intervenções [semi]programadas, apoiada por suporte computacional, em atividades cooperativas e de autoria. Para compor a Arquitetura Pedagógica buscou-se elementos formalizados em outras Arquiteturas Pedagógicas, pelos quais possam promover ações (regulações ativas) como posicionamentos perante a questões abertas, atividades autorais que permitam responder com suas compreensões, além de argumentações e manifestações contra-argumentativas. Como resultado apresentamos o Software X, desenvolvido durante a pesquisa, para apoiar a produção de textos digitais em conformidade com a proposta da Arquitetura. O apoio computacional permite a configuração das intervenções sob formato de perguntas, a realização da leitura e o registro das autoria em resposta as intervenções programadas, antes, durante e após a leitura em uma dinâmica colaborativa.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.876
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