Uma Oficina para Ensino de Algoritmos Paralelos por Meio de Computação Desplugada

Anderson Corrêa de Lima, Thiago Carvalho, Daniel Bailo, José Filipe Rozeno Rodrigues, Wellington Marques de Aquino, Plabiany Acosta

Resumo


A computação paralela já é uma realidade no cotidiano das pessoas. A programação paralela atual realiza o processamento gráfico dos modernos televisores, celulares e videogames. Dispositivos tecnológicos com programação paralela já estão presentes em equipamentos das mais diversas ciências, incluindo a medicina e as engenharias. A computação paralela tornou possível a solução de problemas que eram impraticáveis em programação sequencial. Entretanto, aprender as particularidades do pensamento computacional em paralelo não é uma tarefa simples, pois é necessário grande esforço intelectual. É preciso reconhecer a urgência do ensino desta disciplina em cursos de escolas técnicas ou de graduação em informática no Brasil, pois já existem algumas iniciativas internacionais, com novas proposições de ensino. Este trabalho descreve um relato de experiência com uma nova metodologia, que buscou ensinar alguns dos primeiros conceitos de algoritmos paralelos para dois públicos: um de curso técnico e outro superior em computação. Este trabalho utilizou conceitos de computação desplugada e obteve bons resultados.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.619

Apontamentos

  • Não há apontamentos.