Maior Frequência na Aplicação de Instrumentos de Avaliação em uma Disciplina Introdutória de Programação: Impactos no Desempenho e Motivação

Adilson Vahldick, Pablo Schoeffel, Fernando Borguesan Liz, Raul Wazlawick, Vinicius Ramos

Resumo


O atendimento individualizado pelo professor é inviável com turmas em torno de 40 alunos nas disciplinas introdutórias de programação. Esse artigo relata uma tentativa de aumentar a frequência de avaliações com uma turma de Introdução à Programação, criando intervalos menores entre os instrumentos de avaliação (provas), para que tanto os alunos quanto professor estivessem cientes da evolução da turma durante todo o semestre. O artigo apresenta os resultados quanto ao desempenho e motivação dos alunos, identificando uma correlação entre a motivação e o desempenho das avaliações, porém identificando resultados não satisfatórios com relação às médias finais e taxas de aprovação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.739

Apontamentos

  • Não há apontamentos.