Explorando o Uso da Robótica na Educação Básica: um estudo sobre ações práticas que estimulam o Pensamento Computacional

Isabelle Maria Lima de Souza, Livia Sampaio, Wilkerson Andrade

Resumo


Laboratórios de robótica para Educação Básica(EB) frequentemente são adquiridos visando a promoção de saberes das ciências. Contudo, o uso da robótica na EB é dificultado por limitações de estrutura física, materiais didáticos e formação dos profissionais. Assim, com o intuito de facilitar o uso da robótica em escolas estaduais da Paraíba, realizamos um trabalho desde a organização dos laboratórios, até a oferta de aulas. Analisamos os efeitos do referido trabalho considerando a visão dos gestores escolares e a evolução do Pensamento Computacional (PC) de 41 alunos de 1ª Série do Ensino Médio. Os resultados indicam que habilidades do PC melhoram quando a robótica é utilizada no ensino considerando fatores físicos, estruturais e metodológicos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.639

Apontamentos

  • Não há apontamentos.