Considerando a Motivação dos Estudantes em Experiências de Ensino-Aprendizagem de Computação

Bianca Santana, Luis Gustavo Araújo, Roberto Bittencourt

Resumo


Diversos trabalhos em aprendizagem de programação investigam dificuldades de aprendizagem, mensuram competências aprendidas ou apresentam novas abordagens de ensino, mas pouco se investiga sobre a motivação dos estudantes para adquirir estas competências ou como eles encaram as dificuldades no decorrer destas abordagens. Motivação é difícil de se investigar por ser abstrato e particular a cada estudante, já que cada um possui objetivos diferentes ao aprender algo. Por outro lado, diversas teorias e modelos podem ser utilizadas para projetar ou avaliar experiências de aprendizagem sob o ponto de vista da motivação. Um destes é o Modelo ARCS, que inclui estratégias para aumentar o apelo motivacional da instrução. Instrumentos validados de avaliação baseados no Modelo ARCS podem ser utilizados em uma ampla variedade de formatos de cursos. Neste trabalho, apresentamos conceitos e reflexões sobre motivação, em especial sobre o Modelo ARCS e suas bases teóricas. Buscamos incentivar a comunidade a considerar a motivação no design e avaliação do processo de ensino-aprendizagem de programação.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.500

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