Recursos de virtualidade integrados com realidade aumentada em dispositivos móveis para auxiliar estudantes na aprendizagem de física

Fabrício Herpich, Renan Luigi Martins Guarese, Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Resumo


Este artigo apresenta um protótipo de aplicativo para dispositivos móveis que emprega recursos de realidade aumentada para ensejar a aprendizagem de estudantes em física. Para tanto, proporciona aos seus usuários a interação com recursos educacionais multimídias, tais como objetos 3D e simulações. Outra função própria do aplicativo, permite que os usuários combinem a utilização do protótipo com recursos existentes em laboratórios virtuais de física desenvolvidos na plataforma OpenSimulator, no qual os estudantes são representados por avatares e possuem à disposição cenários para navegarem e aprenderem sobre os conteúdos de física, bem como utilizar o aplicativo para interagir com os experimentos físicos que são apresentados.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.260

Apontamentos

  • Não há apontamentos.