A utilização da escrita à mão em Sistemas Tutores de Matemática: um estudo de caso com o STI X

Felipe Morais, Patricia Jaques

Resumo


Sistemas Tutores Inteligentes (STIs) de Matemática ainda usam os métodos tradicionais de entrada, como o teclado e mouse do computador. Essa estratégia expõem os alunos a uma alta Carga Cognitiva Irrelevante, devido a maneira que os alunos estão acostumados a trabalhar, o que poderia prejudicar a aprendizagem. Este artigo apresenta uma ferramenta para STIs de Matemática que utiliza a escrita à mão dos alunos como entrada de dados. Essa ferramenta foi integrada no STI algébrico X para uma avaliação experimental com 48 alunos de uma escola pública, que seguiu um desenho de grupo de controle e grupo experimental com pré e pós testes e um pós questionário. Embora não tenha sido possível identificar uma diferença estatística entre os grupos, as respostas dos questionários sugerem que o uso da escrita à mão provê uma maior facilidade para a inserção de equações em STIs de Matemática, quando comparadas com os métodos tradicionais (teclado e mouse).

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.88

Apontamentos

  • Não há apontamentos.