A tecnologia no auxília à inserção dos temas tranversais aos conteúdos das disciplinas do Ensino Fundamental: Uma experiência na Região Norte

Kássia Lima de Souza, Alleff Cristhian Silva de Sousa, Deivid Eive dos Santos Silva, Igor Mayco Praciano, Vanessa Oliveira da Silva, Marla Teresinha Barbosa Geller, Marialina Corrêa Sobrinho

Resumo


Os temas transversais definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) propõem a inserção de experiências vividas pelas crianças ou jovens nos conteúdos das diversas disciplinas. Dentre os temas transversais propostos está a pluralidade cultural, que pode ser abordada no sentido de valorizar a identidade cultural de uma dada região. Utilizar as tecnologias que estão presentes no dia a dia dos estudantes, como celulares, smartphones, tablets, laptops, para divulgar a cultura regional pode auxiliar o professor na abordagem destes temas transversais. Neste contexto, o objetivo do trabalho é desenvolver um material didático composto por um e-book e um jogo educativo abordando a cultura da Região Norte. O e-book com o título Bits e bytes de cultura da Amazônia apresenta as danças, as lendas, a culinária e o vocabulário da Região Norte. O jogo tem como proposta a integração do tema com as diversas disciplinas. O material está sendo desenvolvido seguindo os princípios e práticas do desenvolvimento de software educativo através do processo P@PSEduc e das ferramentas livre Sigil 0.7.4 e GameSalad.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.703

Apontamentos

  • Não há apontamentos.