CMapped: Um Ambiente Flexível Baseado em Mapas Conceituais

Walber Beltrame

Resumo


Este trabalho apresenta um ambiente voltado à aprendizagem por meio da organização de conteúdos didáticos, da construção de saberes e de conhecimento, do estímulo às atividades cooperativas e do exercício da reconstrução cognitiva do aprendiz, utilizando-se de uma interface flexível baseada em Mapas Conceituais. O objetivo da ferramenta é o suporte a modelos pedagógicos abertos e a realização de atividades planejadas, com o mérito de considerar que, tanto os participantes quanto os conteúdos, podem ser representados como conceitos de um mapa. A prática de relacioná-los é a mecânica que propicia o planejamento das ações, o compartilhamento das ideias, o estabelecimento das regras e a própria representação da aprendizagem. A navegação e a interação entre os conceitos e relações do mapa é a característica principal do ambiente, como um facilitador dos processos educacionais e avaliativos, para professores e alunos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.264

Apontamentos

  • Não há apontamentos.