Caracterização de Alunos em Ambientes de Ensino Online: Estendendo o Uso da DAMICORE para Minerar Dados Educacionais.

Luis F. de S. Moro, Carla L. Rodrigues, Fernando R. H. Andrade, Alexandre C. B. Delbem, Seiji Isotani

Resumo


Com a popularização do uso de recursos tecnológicos na educação, uma significativa quantidade de dados com relação às interações entre alunos e esses recursos é armazenada. A análise destes dados, visando caracterizar tais alunos é tarefa muito importante. Nesse trabalho, são apresentados resultados parciais de uma pesquisa de mestrado que identificou, por meio de técnicas de mineração de dados educacionais, padrões relevantes de comportamentos de alunos que interagiram com um sistema educacional web. Os resultados apontam que essas técnicas podem auxiliar o professor a prever odesempenho dos seus alunos facilitando futuramente o desenvolvimento deuma ferramenta que facilite essa tarefa para os professores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2014.631

Apontamentos

  • Não há apontamentos.