O Ensino da Arte através de Projetos Colaborativos com Suporte de um Ambiente Virtual

Márcia de Oliveira Morais, Marta Maria Costa Lima, Maria Auricélia da Silva, José Aires de Castro Filho, Betânia T. S. da Rocha, Gerardo Silveira Viana Júnior

Resumo


Resumo: Este artigo aborda o ensino da Arte através do trabalho com projetos e utilização do ambiente colaborativo SOCRATES. A pesquisa foi realizada numa escola da rede municipal de ensino de Fortaleza, com alunos do 7º ano. Os dados apresentados compõem os fóruns de discussão realizados durante o projeto A Arte pela Arte. Dentre os resultados, enfoca-se a interação constante, a aprendizagem colaborativa e o uso intensivo dos recursos tecnológicos. Tais dados indicam que trabalhar com projetos tendo o SOCRATES como suporte constitui-se em alternativa viável para a dinamização da Arte como disciplina dos currículos.

Abstract: The study investigated a project-based approach for art teaching with support of a virtual environment called SOCRATES. The research was conducted in a public school in Fortaleza with 7th grade students. Data was composed of messages from the SOCRATES forum during a Project called “Art by Art”. Results indicate the presence of constant students’ interaction, collaborative learning and intensive use of technological resources. Such data indicate that the project based approach, supported by SOCRATES, is a viable alternative to promote Arts as a discipline in school curriculum.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2008.%25p