Novas demandas à formação docente na sociedade em rede

Ana Carolina Bertoletti De Marchi, Marco Antônio Sandini Trentin, Adriano Canabarro Teixeira, Maria Célia Rossetto

Resumo


Resumo: Este artigo tem como objetivo buscar indícios que venham a comprovar a eficiência de uma metodologia de formação docente baseada nas tecnologias de rede e no conceito de inclusão digital. Como ponto de partida do estudo foi implementado um projeto piloto com professores de escolas da rede de ensino pública municipal da cidade de Passo Fundo – RS, embasado em um refinamento teórico-conceitual em torno dos elementos chave, a implementação e a análise de alguns projetos de aprendizagem. Tais processos culminaram em uma proposta de formação docente, que tem os resultados validados e analisados neste artigo e que se tornaram o ponto norteador para a implementação do projeto em outros municípios do RS.

Abstract: The goal of this paper is to search evidences that prove the efficiency of a teaching formation methodology based in network technologies and in the concept of digital inclusion. As starting point of study, a pilot project was implemented with teachers from the municipal schools of Passo Fundo city in the state of Rio Grande do Sul - RS. This project was based in a theoretical and conceptual refinement around the key elements, as well as the implementation and analysis of some learning projects. Such processes turned into a proposal for teacher formation, whose results are validated and analyzed in this paper as they became a model for the project implementation in other cities the state of Rio Grande do Sul.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2008.%25p