Implementação e observação de práticas pedagógicas com o uso de Objetos de Aprendizagem na Escola

Alisandra C. Fernandes, Raquel S. Freire, Lavina Lúcia V. Lima, José A. Castro Filho, Raquel A. F. Siqueira

Resumo


Resumo: O presente estudo investigou o desenvolvimento de estratégias utilizadas por professores do ensino fundamental durante a utilização de objetos de aprendizagem (OA). Foi observado como os professores estimulam a resolução de problemas e as relacionam com os conteúdos vistos em sala de aula. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas de Fortaleza. Os pesquisadores realizaram uma metodologia em implementação para estimular os professores a utilizar esses objetos educacionais. Após a implementação, foram feitas observações durante as aulas no laboratório de informática enquanto os alunos usavam os OA. Os resultados obtidos indicam que os professores precisam aprimorar sua prática utilizando esses recursos de forma mais sistemática.

Abstract: The current work investigated the development of strategies by Middle-school teachers while using learning objects. Data consisted of observations of how teachers stimulate problem solving relating to content-matter studied in classroom. Research was conducted in two public schools in Fortaleza. Researchers adopted a methodology in development to stimulate teachers in the use of LO. After implementation, observations were conducted during classes conducted at the computer lab while students used LO. Results indicated that teachers need to improve their practices by using these resources in a more systemic way.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2008.%25p