A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE PROJETOS DE PESQUISA - uma proposta para o ensino médio/técnico

Marouva Fallgatter Faqueti, Sirlei de Fátima Albino

Resumo


Resumo: Apresenta um projeto onde alunos do ensino médio e técnico, participam de forma espontânea de um curso de criação colaborativa de projetos de pesquisa, usando como fator diferencial um ambiente de aprendizagem colaborativa, buscando maior interação alunos-orientadores (professor de metodologia/professor da área técnica/bibliotecário) e melhor aproveitamento do tempo dos envolvidos. Visando conhecer como os alunos elaboraram seu projeto de pesquisa e interagiram no ambiente foi realizado uma pesquisa exploratória utilizando-se o questionário como técnica de coleta de dados. Constatou-se a validade do uso da ferramenta, bem como, alguns indicativos para sua otimização.

Abstract: It presents a project where middle school students and technical, part of spontaneous form of a course in collaborative creation of research projects, using differential factor as an environment of collaborative learning, seeking greater interaction student-mentors-librarian and the best use of time involved. To know how students developed their research project and interact in the environment was conducted exploratory a search using the questionnaire with technique of collecting data. It was the validity of using the tool, as well as some indicative for optimization.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2008.%25p