Hajime – Uma nova abordagem em robótica educacional
Resumo
Resumo: O ensino tradicional privilegia atividades de assimilação do conteúdo em detrimento da robótica educacional. Este trabalho apresenta um kit robótico de arquitetura aberta e de baixo custo, construído a partir de sucatas e servomotores, dispensando o uso de microcontroladores externos e demais interfaces eletrônicas entre o robô e o computador. Também apresenta um ambiente computacional baseado em softwares livres que permite que os aprendizes programem tarefas simples no robô, estimulando o processo ensino-aprendizagem, a criatividade e a troca de experiências.
Abstract: O ensino tradicional privilegia atividades de assimilação do conteúdo em detrimento da robótica educacional. Este trabalho apresenta um kit robótico de arquitetura aberta e de baixo custo, construído a partir de sucatas e servomotores, dispensando o uso de microcontroladores externos e demais interfaces eletrônicas entre o robô e o computador. Também apresenta um ambiente computacional baseado em softwares livres que permite que os aprendizes programem tarefas simples no robô, estimulando o processo ensino-aprendizagem, a criatividade e a troca de experiências.
Abstract: O ensino tradicional privilegia atividades de assimilação do conteúdo em detrimento da robótica educacional. Este trabalho apresenta um kit robótico de arquitetura aberta e de baixo custo, construído a partir de sucatas e servomotores, dispensando o uso de microcontroladores externos e demais interfaces eletrônicas entre o robô e o computador. Também apresenta um ambiente computacional baseado em softwares livres que permite que os aprendizes programem tarefas simples no robô, estimulando o processo ensino-aprendizagem, a criatividade e a troca de experiências.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2007.%25p