Experiência Docente: Ler e Escrever? Com o Computador!
Resumo
Resumo: Os professores de nossa escola receberam capacitação através do Programa Aprender em Parceria, oferecido pela Microsoft. Essa formação propõe aos educadores que, em duplas, elaborem aulas utilizando a tecnologia de maneira significativa. Assim, o educador que tem mais domínio das ferramentas torna-se o colaborador daquele que quer utilizar as TIC, mas não apresenta familiaridade com as mesmas. Esses últimos são os pares e por conta disso, a metodologia é conhecida como peer-coaching. A partir dessa formação, uma rede começou a se formar em nossa escola, originando o grupo: Parceri@.com.voce. Os trabalhos continuam, pois semanalmente os educadores se reúnem com seus pares para planejar as propostas das webaulas. Dentre essas aulas destacamos a: Ler e escrever? Com o computador! A web-aula foi elaborada para crianças dos Grupos de Recuperação Paralela da escola. Esse grupo tem por objetivo auxiliar educandos com ritmo e modalidade de aprendizagens diversas. As propostas de atividades para essas turmas ocorreram no horário oposto ao de aula e utilizaram metodologias com desafios diferenciados dos utilizados no cotidiano da sala de aula, para dessa forma, atender às necessidades individuais. Cabe ressaltar, que quando um educando é indicado a participar desse grupo, alguns julgam como uma tarefa extra e assim, não apresentam motivação para freqüentá-lo, pois acreditam que será “apenas” um reforço do que já foi desenvolvido em sala de aula. O presente trabalho foi premiado no ano de 2006 no concurso nacional da Microsoft – Prêmio Educadores Inovadores e também no Fórum Internacional (Innovative Teachers Forum) ficando em segundo lugar na categoria Inovação em Comunidade.
Abstract: Os professores de nossa escola receberam capacitação através do Programa Aprender em Parceria, oferecido pela Microsoft. Essa formação propõe aos educadores que, em duplas, elaborem aulas utilizando a tecnologia de maneira significativa. Assim, o educador que tem mais domínio das ferramentas torna-se o colaborador daquele que quer utilizar as TIC, mas não apresenta familiaridade com as mesmas. Esses últimos são os pares e por conta disso, a metodologia é conhecida como peer-coaching. A partir dessa formação, uma rede começou a se formar em nossa escola, originando o grupo: Parceri@.com.voce. Os trabalhos continuam, pois semanalmente os educadores se reúnem com seus pares para planejar as propostas das webaulas. Dentre essas aulas destacamos a: Ler e escrever? Com o computador! A web-aula foi elaborada para crianças dos Grupos de Recuperação Paralela da escola. Esse grupo tem por objetivo auxiliar educandos com ritmo e modalidade de aprendizagens diversas. As propostas de atividades para essas turmas ocorreram no horário oposto ao de aula e utilizaram metodologias com desafios diferenciados dos utilizados no cotidiano da sala de aula, para dessa forma, atender às necessidades individuais. Cabe ressaltar, que quando um educando é indicado a participar desse grupo, alguns julgam como uma tarefa extra e assim, não apresentam motivação para freqüentá-lo, pois acreditam que será “apenas” um reforço do que já foi desenvolvido em sala de aula. O presente trabalho foi premiado no ano de 2006 no concurso nacional da Microsoft – Prêmio Educadores Inovadores e também no Fórum Internacional (Innovative Teachers Forum) ficando em segundo lugar na categoria Inovação em Comunidade.
Abstract: Os professores de nossa escola receberam capacitação através do Programa Aprender em Parceria, oferecido pela Microsoft. Essa formação propõe aos educadores que, em duplas, elaborem aulas utilizando a tecnologia de maneira significativa. Assim, o educador que tem mais domínio das ferramentas torna-se o colaborador daquele que quer utilizar as TIC, mas não apresenta familiaridade com as mesmas. Esses últimos são os pares e por conta disso, a metodologia é conhecida como peer-coaching. A partir dessa formação, uma rede começou a se formar em nossa escola, originando o grupo: Parceri@.com.voce. Os trabalhos continuam, pois semanalmente os educadores se reúnem com seus pares para planejar as propostas das webaulas. Dentre essas aulas destacamos a: Ler e escrever? Com o computador! A web-aula foi elaborada para crianças dos Grupos de Recuperação Paralela da escola. Esse grupo tem por objetivo auxiliar educandos com ritmo e modalidade de aprendizagens diversas. As propostas de atividades para essas turmas ocorreram no horário oposto ao de aula e utilizaram metodologias com desafios diferenciados dos utilizados no cotidiano da sala de aula, para dessa forma, atender às necessidades individuais. Cabe ressaltar, que quando um educando é indicado a participar desse grupo, alguns julgam como uma tarefa extra e assim, não apresentam motivação para freqüentá-lo, pois acreditam que será “apenas” um reforço do que já foi desenvolvido em sala de aula. O presente trabalho foi premiado no ano de 2006 no concurso nacional da Microsoft – Prêmio Educadores Inovadores e também no Fórum Internacional (Innovative Teachers Forum) ficando em segundo lugar na categoria Inovação em Comunidade.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2007.%25p