Laboratórios de Informática com Software Livre para Atender Políticas Estaduais do Ensino Escolar

Marcos Castilho, Marcos Sunyé, Daniel Weingaertner, Luis de Bona, Fabiano Silva, Carlos Carvalho, Laura García, André Guedes, Alexandre Direne

Resumo


Resumo: Esse artigo apresenta um protótipo de software que tem por objetivo ajudar mestres enxadristas no ensino de suas habilidades aos iniciantes. A necessidade de tal protótipo partiu da constatação das vantagens do jogo de Xadrez no desenvolvimento do raciocínio lógico nos níveis de ensino fundamental e médio. Adicionalmente, há várias dificuldades no ensino e na aprendizagem de Xadrez. Uma busca na literatura existente foi realizada e verificou-se que só recentemente alguns resultados foram produzidos na área de jogos educacionais que apoiam o ensino de Xadrez na escolas. Todavia, tais resultados ainda carecem de um modelo pedagógico que diagnostique as ações do aprendiz ao longo de toda a partida e promova uma realimentação mais imediata às ações do aluno. É apresentada uma sulução factível para tal problema assim como sua aplicação no mundo real por meio do sietema XadrEx.

Abstract: This paper describes a software artefact wich aims at helping the chess master in teatching his/her skills to beginners. The rationale of such artefact emerged from past research claims that link the practice of Chess with the advantages of game playing for the development human logic reasoning abilities. Additionally, there are many complex problems in teaching and learning Chess. A literature review is presented, showing that only recently, some progress has been made in the field of Educational Games that support Chess training. However, even such novel contributions need more elaborate student and pedagogic models that embody capacities to diagnose learner actions and provide immediate feedback. A feasible solution for such problems and its application through the XadrEx prototype to a real world scenario are reported in this paper.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2007.%25p