Formação de Tutores para Educação a Distância com ênfase na interatividade

Nicia Cristina Rocha Riccio, Patrícia Rosa da Silva, Elmara Pereira de Souza

Resumo


Resumo: Este artigo relata a experiência da segunda oferta do Curso de Formação de Tutores do Programa de Formação Continuada de Gestores da Educação Básica, desenvolvido na Universidade Federal da Bahia. O curso tem como foco principal a interatividade, e busca formar tutores para a educação online numa perspectiva de colaboração e construção coletiva de conhecimento, tendo como público-alvo professores e gestores em exercício da rede pública de ensino. Acreditamos ter alcançado nosso objetivo no que diz respeito à interatividade no curso, assim como ter possibilitado, para os autores desta experiência, um olhar diferenciado para a educação no contexto da cibercultura, valorizando suas novas possibilidades.

Abstract: This paper presents the experience of the second class of the Tutors Preparation Course which is part of the Continuous Preparation Program for Basic Education Managers, developed at Federal University of Bahia. This course focuses mainly on interactivity and aims to prepare online tutors in a perspective of collaboration and collective knowledge construction, having as its intended target public teachers and managers of public school. We believe that the expected outcome with respect to interactivity was reached; besides, we have noticed that it was possible to the participants to experience the new possibilities of education in the context of cyberculture.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2007.%25p