Criação de Projetos e Comunidades Virtuais a partir da Pesquisa em Sala de Aula

Márcia Cristina Moraes

Resumo


Resumo: A sociedade atual cada vez mais tem demandado uma escola que ofereça um ensino de qualidade e atualizado. Neste sentido, é necessário que os professores tenham uma formação que os levem a conhecer os potenciais educacionais do computador e a serem capazes de utilizá-los em benefício de suas atividades diárias. Esta formação exige das universidades, cursos que superem a idéia do aluno assistir a aula para copiar a matéria e fazer provas, sendo necessário que o aluno aprenda a pesquisar. Neste artigo relatamos uma experiência realizada no curso de formação de professores de Pedagogia Multimeios e Informática Educativa da PUCRS, onde os alunos aliam teoria e prática criando ao longo da disciplina de Software Educacional A um ambiente virtual de aprendizagem que pode ser utilizado no âmbito da sua sala de aula. O ambiente foi concebido pelos alunos como um projeto de pesquisa a ser realizado de forma colaborativa.

Abstract: Nowadays the society has demanded a school that offers a qualitative and up-to-date teaching. So, it is necessary that teachers have an education that leads them to know the educational potentialities of computers. This education requires, from the universities, courses that leave the idea of copying contents and doing tests. It is necessary that teachers learn how to do research. In this paper we present an experience performed in the teaching course of Pedagogia Multimeios e Informatica Educativa at PUCRS, where the students combine theory and practice to build, during the Software Educacional A discipline, a virtual learning environment that could be used in schools. This environment was conceived as a collaborative research project.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2007.%25p