AstroClass: Experiências de Uso de um Ambiente Virtual Colaborativo para o Ensino de Astronomia

Marcus Vasconcelosde Castro, Carlos Fernando de Araújo Jr, Ismar Frango Silveira

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta uma experiência realizada com alunos de 5a série na modelagem e desenvolvimento de material didático através de um ambiente virtual colaborativo denominado AstroClass, uma plataforma para aprendizagem colaborativa de conceitos básicos de astronomia, dirigida a estudantes ligados a programas de extensão da EMA – Escola Municipal de Astronomia de São Paulo, ligada ao Planetário Municipal do Parque Ibirapuera. Alguns resultados da utilização do ambiente, suas características e aplicação do material didático produzido foram avaliados pelos alunos e são apresentados neste artigo.

Abstract: This article presents an experience made with students of 5th grade in the modeling and development of didactic content through an collaborative virtual environment named AstroClass, which is a platform for collaborative learning of basic concepts of astronomy, driven to students enrolled in extension programs at EMA - Municipal School of Astronomy of São Paulo, related to Municipal Planetarium at Ibirapuera Park. Some results of the software usage, its characteristics and application of the produced didactic content were evaluated by students and are being presented in this paper.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2006.%25p