Utilização de Rubricas na Avaliação da Aprendizagem em Atividades Desenvolvidas a Distância

Gianna Oliveira Bogossian Roque, Marcos da Fonseca Elia, Claudia Lage Rebello da Motta

Resumo


Resumo: Percebemos cada vez mais a preocupação de diversos autores com a questão da avaliação de aprendizagem, principalmente com a questão da participação dos alunos em contextos de aprendizagem mediados pelas tecnologias de informação e comunicação. Contudo, quando olhamos ao redor e vemos como isso vem sendo feito, concluímos que mais uma vez procura-se reproduzir os velhos paradigmas ao invés de procurar por novos e criativos caminhos. Esse artigo apresenta a utilização de rubricas na avaliação de aprendizagem em ambientes de educação a distância como forma de auxiliar no planejamento da avaliação.

Abstract: The concern among the researchers in education has increased to learning evaluation issues, mainly when related to the degree of student’s participation in learning activities based on information technologies. Nevertheless, when one looks around and sees how all this stuff has been handled, he soon realizes that once more old paradigms have been renewed, instead of looking for new ones. This paper presents the use of rubrics on learning evaluation process, carried out under distance education environments, as a way to assist the whole evaluating planning.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2006.%25p