PENSAMENTO COMPUTACIONAL: Uma estratégia de ensino e promoção da cidadania na educação básica indígena utilizando robótica livre e lógica de programação Scratch

Plácido Segundo, Mysael Carvalho, Osias Santos, Bruno Serejo, Joao Otavio Bandeira Diniz, Neilson Ribeiro

Resumo


A inclusão de fundamentos de Ciência da Computação para educação básica tem sido alvo de debates por pesquisadores e professores em busca de metodologias que possam assegurar a eficácia e a adequação ao perfil das crianças dentro desta faixa etária. Neste contexto, a robótica educacional vem se destacando dentro deste processo ensino-aprendizagem por promover uma interdisciplinaridade entre diferentes ́áreas do conhecimento, assim como incentivar o trabalho coletivo, representando inclusive um fator motivacional para os alunos. Este artigo relata a experiência vivenciada por alunos de uma pequena comunidade indígena localizada na cidade de Grajaú - MA, durante uma oficina que objetivou imergir estas crianças, com pouco ou nenhum contato com a programação ou a robótica, no contexto do pensamento computacional mediado por tecnologias facilitadoras integradas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1374