Instrumento de Avaliação do Software Educacional TinkerCad: uma visão fundamentada na BNCC

Laís Michelle de Souza Araújo Bandeira, Nathalie Rose Ramos da Fonseca Araújo, Fernando Lucas de Oliveira Farias, Alyana Barros, Janice França de Queiroz, Isabel Nunes, Luiz Guedes

Resumo


Este trabalho se propôs a construir um instrumento de avaliação de software educativo, priorizando quatro dimensões: As Competências Gerais do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); As Competências e Habilidades específicas para a área de matemática (BNCC); Pedagógica; e, Técnica. Sendo as dimensões pedagógica e técnica adaptadas do instrumento de Silva (2012). Sua aplicação consistiu num plano de aula guiado, cujo principal objetivo foi permitir que o docente/mediador reflita sobre o processo de ensino-aprendizado atrelado à problemática e aos objetivos de conteúdo e habilidades a serem desenvolvidos. Percebeu-se que, com objetivos de aprendizagem bem definidos, o uso do software educativo amplia as possibilidades educativas.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1324