PROSSIGA:Auxiliando o Aprendizado de Programação com o Uso da Robótica

Carlos Lopes, Ygor Neves, Arthur Borges, Artur Servian, Paulo Branquinho

Resumo


Em disciplinas introdutórias de programação os alunos sentem uma grande dificuldade em entender os conceitos e a lógica da programação, o que leva a reprovações ou trancamentos na disciplina e até mesmo na desistência do curso. Neste artigo descrevemos uma abordagem baseada no uso de robótica para mitigar as dificuldades anteriormente mencionadas. Apesar de existirem diversas propostas que fazem uso de robótica para auxiliar o aluno no aprendizado de programação poucas mostram detalhamento e rigor com relação aos resultados obtidos. Em função disto desenvolvemos nossa proposta voltada ao ensino de programação para a educação superior. Os resultados obtidos foram bons, mas certas fragilidades detectadas devem ser superadas para que melhores resultados possam ser obtidos futuramente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1314