Oficinas de Aprendizagem Ativa de GNU/Linux em um Curso de Engenharia de Computação

Guilherme Wanderley, Roberto Bittencourt, Rodrigo Calumby

Resumo


É frequente que estudantes de cursos de graduação em computação não possuam a proficiência necessária no Sistema Operacional GNU/Linux e enfrentem dificuldades para migração. Este problema não é devidamente sinalizado pela comunidade, apesar de sua importância. Para solucionar este problema, foi realizada uma oficina de caráter introdutório ao Sistema Operacional GNU/Linux para estudantes de Engenharia da Computação, baseada em metodologias ativas de aprendizagem. Estas metodologias foram eficazes na motivação e aprendizado dos estudantes, como também na redução dos custos de preparo da oficina. Este artigo discorre sobre preparação e realização da oficina, apresenta os benefícios da abordagem e sugere melhorias e formas de acrescentar oficinas extracurriculares relevantes em outros contextos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1284