Pensamento Computacional, Robótica e Educação: um Relato de Experiência e Lições Aprendidas no Ensino Fundamental I

Kenia Luiza Oliveira, Márcia Oliveira, Mariella Andrade

Resumo


ARobótica é um conhecimento que favorece a integração de conhecimentos de diversas áreas como as ciências, a matemática, a eletrônica, a lógica e várias outras. Dessa forma, com o objetivo de desenvolver uma prática interdisciplinar, desenvolvemos uma proposta para crianças do 4o ano do Ensino Fundamental I para que pudessem relacionar as ondas sonoras emitidas pelo ultrassônico viabilizado no kit LEGO Mindstorms ao ecolocalizador, que é utilizado na natureza por morcegos, golfinhos e por algumas espécies de aves. Aexperiência resultou em um ambiente educacional rico em encantos e surpresas devido às intervenções que permitiram um novo olhar para as diversas possibilidades viabilizadas por esse cenário. Para isso, a pesquisa desenvolvida partiu de uma pergunta geradora, que levou os alunos à compreensão de conceitos teóricos e, posteriormente, à resolução de problemas por meio de programação. Promovemos, portanto, um maior engajamento e autonomia ao possibilitar que os alunos formulassem hipóteses relacionando conhecimentos de ciências e matemática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1279