Ambiente de programação para a introdução da lógica de programação

Mauro Mattos, Luciana P. de Araújo Kohler, Fabricia Zucco, Leonardo Fronza, Artur Bizon, Heitor Ugarte Calvet da Silveira, Bruno Santos, Gian Carlo

Resumo


A SBC com apoio de outras instituições como o Centro de Inovação para a Educação Brasileira, vem criando diretrizes e currículos que incluem o ensino da programação no ensino fundamental e médio. Ocorre que, várias das ferramentas disponíveis para o ensino de programação são complexas ou não possuem as características de um ambiente de programação, omitindo algumas questões de aprendizagem. Apresenta-se um ambiente de programação que pode ser utilizado para a introdução da lógica de programação, tendo as características necessárias para que o aluno compreenda o que é uma linguagem de programação. O artigo demonstra o ambiente contendo esses recursos, exemplifica seu uso a partir de um estudo com crianças de ensino fundamental.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1259