Metodologias ativas para o ensino na graduação na área de Computação

Amanda Körber Hartwig, Marlei Silveira, Leonardo Fronza, Heitor Ugarte Calvet da Silveira, Mauro Mattos, Luciana P. de Araújo Kohler

Resumo


A cultura digital crescente na vida cotidiana das pessoas vem in?uenciando a forma com que os indivíduos prendem, consultam informações, participam de grupos e trocam experiências entre si. Com ela, a forma com a qual o aluno interage em sala de aula e a própria prática de ensinar também está mudando. Dessa forma, este artigo apresenta algumas metodologias ativas utilizadas em sala de aula no ensino da computação para alunos da graduação. Dentre as metodologias ativas está a Aprendizagem Baseada em Problemas e as rotações por estação. Ainda, como um dos fatores das metodologias ativas é a personalização do ensino, o artigo apresenta o uso da ferramenta EdModo com esta ?nalidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1134