As Metodologias Ativas e o Ensino em Engenharia de Software: uma revisão sistemática da literatura

José Vinícius Lima, Mozart de Melo Alves Júnior, Andres Moya, Ricardo Almeida, Patricia Anjos, Maria Lencastre, Roberta Andrade de Araújo Fagundes Fagundes, Fernanda Alencar

Resumo


Um dos grandes desafios em Engenharia de Software é utilizar métodos eficazes de ensino e aprendizagem de modo que os conceitos teóricos sejam melhores abordados através de aplicações práticas. Neste sentido, esse trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre a utilização das metodologias ativas no ensino em engenharia de software, sendo realizada no período de 2009 a 2019. Foram retornados 1720 estudos primários, dos quais 34 foram incluídos nesta revisão. Os resultados identificaram as dificuldades e os benefícios relatados, além dos métodos ativos de ensino mais utilizados.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1014