Jogos Educacionais como Ferramenta de Auxílio ao Processo de Alfabetização

Sivaldo Joaquim de Santana, Wilk Oliveira

Resumo


Apesar do interesse dos docentes de diferentes níveis educacionais em utilizar jogos digitais para potencializar os processos de ensino e aprendizagem, o uso efetivo desses recursos nos anos iniciais do Ensino Fundamental I ainda é um grande desafio. Esse artigo tem por objetivo relatar a experiência da utilização de jogos digitais educativos no processo de alfabetização de 87 estudantes com 6 e 7 anos de idade em uma escola de Educação Básica, visando verificar o impacto desses jogos no desempenho dos estudantes. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa com ênfase na observação participante como técnica de coleta de dados. Como resultados, verificou-se que o uso de jogos digitais educativos aumentou a motivação, engajamento, atenção e impactou positivamente no desempenho de aprendizagem dos estudantes.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.148