Uso de Aplicativos Educacionais ? Experiências com Aprendizagem Criativa na Educação Básica

Graziela Guarda, Lidia Raquel Rocha Cunha, Caroline dos Santos Gonçalves

Resumo


A criatividade é uma habilidade essencial no mundo contemporâneo, pessoas criativas são curiosas e gostam de explorar ideias, por conta disso, tendem a serem inovadoras na resolução de problemas. A literatura tem buscado encontrar formas de incentivar a criatividade em sala de aula e apresentado fundamentos da Aprendizagem Criativa, que tenta entender, experimentar e caracterizar metodologias e ambientes de aprendizagem capazes de promover a criatividade. Neste sentido, o artigo mostra uma estratégia metodológica para o ensino de lógica de programação e raciocínio lógico com o uso dos aplicativos Silent Teacher ? Hour of Code e Scratch que foram utilizados para treinamento e práticas de exercícios para compor a construção do conhecimento embasado pela teoria dos 4P´s da Aprendizagem Criativa no âmbito escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.138