Concordo, Discordo ou Depende – Assim é o Fórum da Controvérsia Acadêmica

Andréa Pereira Mendonça, Alberto Nogueira de Castro Júnior, Fernando da Fonseca de Souza, Saulo Jorge Beltrão de Queiroz, Vítor de Oliveira Batista

Resumo


Resumo: É indiscutível que as tecnologias de informação e comunicação têm contribuído significativamente para apoiar o processo de aprendizagem. Contudo, na maioria das vezes, essas tecnologias não contemplam adaptações em seu projeto de modo a atenderem a situações específicas de aprendizagem cooperativa, limitando sobremaneira o seu uso. Tomando como exemplo o método de aprendizagem cooperativa denominado Controvérsia Acadêmica, experimentos realizados em contextos presenciais e a distância com o uso desse método apoiado por Mapas Conceituais, evidenciaram tais inadequações. Este artigo trata das limitações encontradas nos fóruns disponíveis na Internet no que diz respeito à mediação de métodos com especificidades como as da Controvérsia Acadêmica. São apresentadas as características que devem ser adicionadas a esse tipo de ferramenta, bem como uma proposta de organização adequada para tal finalidade, já implementada em um protótipo de ambiente telemático chamado VERSUS. Uma versão completa do artigo está disponível em http://www.dcc.fua.br/~apm/sbc2003.

Abstract: This paper focuses on the constraints of forum services available on the Internet with respect to mediation of the cooperative learning method called Academic Controversy. It also presents the features that should be added to this sort of tool, and proposes a forum organization which was already implemented on a telematics environment prototype called Versus. Please refer to the link below for a full version.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2003.1-1