Um estudo preliminar sobre a influência de um jogo digital de bocha no desempenho e aprendizagem de estudantes com deficiência

Cristiane Ribeiro, Danilo Porfírio, Paulo César dos Santos, Ieda Kawashita, Aracele Fassbinder

Resumo


Atividades de iniciação ao esporte podem ser utilizadas como uma forma de promover a aprendizagem e a inclusão de pessoas com deficiência. De forma similar, práticas envolvendo o uso de tecnologias digitais também podem contribuir com o desenvolvimento cognitivo dessas pessoas. A fim de promover a interdisciplinaridade entre as áreas de Educação Física e Ciência da Computação, um projeto tem sido conduzido na APAE de . Este artigo descreve os resultados de um estudo de caso preliminar, no âmbito de tal projeto, e que investigou a influência de um jogo online de bocha sobre a performance dos participantes nas atividades de bocha paralímpica. Ao final, evidenciou-se uma melhoria no desempenho dos participantes em quadra, em quase todos os casos analisados.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.616