Práticas Pedagógicas Colaborativas utilizando Ferramentas Digitais: Um Relato de experiência na formação de educadores

Fernando Lucas de Oliveira Farias, Everton da Silva Brito, Elvis Melo, Laís Michelle de Souza Araújo Bandeira, Felipe Jhonanta Ferreira da Costa, Igo Joventino Dantas Diniz, Sidney Soares Trindade, Isabel Nunes

Resumo


Com o surgimento de novas tecnologias e apropriação dessas ferramentas no cotidiano dos estudantes, faz-se necessário o uso de tais recursos no ensino. Este artigo apresenta os resultados obtidos durante uma experiência na oficina Práticas Pedagógicas Colaborativas na formação das habilidades do profissional do futuro realizada com professores da educação básica. O objetivo foi apresentar ferramentas digitais de apoio a práticas pedagógicas colaborativas, produção de questionários e enquetes interativas, assim como uso de ambiente colaborativo gamificado. As análises realizadas indicam mudanças na percepção dos educadores sobre colaboração, uso das TDICs em sala de aula e seu maior engajamento para mudanças em suas práxis docente, fruto dos conhecimentos adquiridos na oficina.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.489