Uma pesquisa-ação sobre o desenvolvimento do pensamento computacional com crianças
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa-ação realizada com crianças do 3o e 4o ano do ensino fundamental de uma escola pública. O objetivo da pesquisa-ação é auxiliar no desenvolvimento do pensamento computacional de crianças nessa faixa etária. Para isso, utilizou-se uma plataforma que faz uso de conceitos básicos da programação aplicados à diversos exercícios lúdicos e intuitivos em forma de jogo. No início do estudo, um exercício foi aplicado com o objetivo de avaliar a capacidade cognitiva e de raciocínio dos alunos. Ao final do processo, pode-se observar uma evolução significativa em ambos os aspectos, evidenciando que a plataforma pode ser uma ferramenta útil no desenvolvimento cognitivo de crianças nesta faixa etária.----This paper presents an action-consultation with children of the 3rd year and 4th year of elementary school in a public school. The purpose of action research is to support the development of computational thinking in this age group. To do this, we use the platform that use programming basic concepts and playful and intuitive exercises like a game. At the beginning of the study, an exercise was applied with the objective of assessing the students? cognitive and reasoning capacity. In the end of our study, we can observe a significative evolution in many aspects, evidencing that the platform can be a util tool to cognitive development in this age group.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.421