Apoiando a avaliação do desempenho dos alunos com base em jogos educacionais.

Handerson Medeiros, Eduardo Aranha

Resumo


Embora os jogos educativos possam melhorar o desempenho dos alunos, os professores devem ter informações sobre o desempenho dos alunos, a fim de conduzir melhor suas aulas ou prestar uma assistência personalizada, de acordo com as necessidades particulares de cada aluno. Para apoiar estas análises de desempenho, este trabalho propõe uma abordagem que é estruturada como uma plataforma de suporte e um software educacional baseado em jogos. Usando nossa abordagem, além dos benefícios promovidos pelos jogos educativos, fornecemos informações relevantes sobre o desempenho do aluno (erros comuns, simulação passo a passo, competências e habilidades, etc.), ajudando os professores em suas atividades acadêmicas. Este artigo também mostra a abordagem proposta em ação, na qual um jogo educacional foi desenvolvido para validar nossa abordagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.411