Ensino de algoritmos através de Poesia Compilada e Computação Desplugada: Relato de experiência com alunos de Ensino Fundamental

Soraya Medeiros, Humberto Rabelo, Tânia Cristina Meira Garcia, Isabel Nunes, Felipe Medeiros, Angélica Medeiros, Danieli Silva de Souza Rabelo

Resumo


Pensamento Computacional (PC) é uma habilidade que deve ser aprendida ainda na infância, pois será aplicado ao longo da vida do ser humano. O ensino de algoritmos é uma abordagem utilizada para ensinar o PC, entretanto nem todas as escolas dispõem de laboratórios de informática. Este trabalho visa relatar uma experiência de aplicação de Computação Desplugada no ensino de algoritmos em uma turma do 6° ano de uma escola da rede pública, com a utilização do gênero textual poema e a linguagem de programação Python. Para que fosse possível, os alunos participaram de oficinas que propiciaram analogias entre poemas e algoritmos, resultando no aprendizado dos conceitos comuns às duas áreas de forma lúdica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.381