War Questions: Uma proposta gamificada para criação e resolução de questões contextualizadas

Neide Aparecida Alves de Medeiros, Edith Cristina da Nóbrega, Elvis Melo, Nathalie Rose Ramos da Fonseca Araújo, Rodolfo Costa, Charles Madeira, José Guilherme Santa Rosa

Resumo


As discussões em torno do potencial dos jogos transformaram o ensino e a aprendizagem e têm desafiado educadores a encontrarem soluções aplicáveis e que contribuam efetivamente com a aprendizagem dos estudantes. Integrar a gamificação e o uso de recursos tecnológicos em ambientes educacionais propõem uma dinâmica que pode propiciar compartilhamento de conhecimentos e participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo relatar a aplicação de uma proposta gamificada, utilizando o espaço da sala de aula como cenário para motivar e potencializar o estudo dos alunos do ensino fundamental, os envolvendo no processo de criação e resolução de questões contextualizadas.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.363