ProgramChildren: Levando Tecnologia para Crianças de uma Escola Pública

Luis V. Braga, Daniel V. Braga, Amanda Gusmão, Caribe Souza, Neila Gualberto-Leite

Resumo


O uso da programação de computadores nas escolas como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento computacional aumenta a habilidade do aluno para compreender os conceitos matemáticos e desenvolve novas estratégias de resolução de problemas, organização do pensamento, além de estimular a criatividade e desenvolver a autonomia da criança. Neste trabalho, apresentamos o relato de experiência de um projeto de extensão desenvolvido com alunos de 5º e 6º anos do ensino fundamental de uma escola pública de Montes Claros-MG. O projeto foi dividido em duas etapas: inicialmente foram trabalhadas atividades em grupo em que se trataram questões de lógica de programação plugadas e desplugadas. Na segunda etapa, os alunos tiveram contato direto com a programação e robótica e a oportunidade de implementar ferramentas que fazem parte do seu dia a dia, utilizando arduíno. Com a metodologia aplicada obtivemos baixo índice de desistência e elevado índice de acertos nas atividades propostas por conteúdo trabalhado.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.295