Protagonismo Estudantil no Processo de Aprendizagem com Tecnologia: Uma Revisão Sistemática de Literatura

Elvis Melo, Neide Aparecida Alves de Medeiros, Nathalie Rose Ramos da Fonseca Araújo, Edith Cristina da Nóbrega, Eduardo Aranha, Márcia Lucena

Resumo


Práticas com uso de tecnologia estão a cada dia sendo difundidas, mas muitas vezes a utilizam apenas para mudança de paradigma, o aluno continua sendo passivo em relação a sua aprendizagem. Este estudo tem o objetivo de analisar os principais trabalhos que colocam o aluno na posição de protagonista nas práticas em informática educacional, assim como as estratégias que os professores estão utilizando para atingir esse fim. Realizamos uma revisão sistemática da literatura disponível em anais de eventos brasileiros e em revistas brasileiras de informática na educação dos últimos cinco anos. Dentre os resultados, são apresentadas as principais contribuições que esses trabalhos trouxeram para essa área de estudo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.176