Experiências na adoção de Laboratórios Virtuais para o ensino de Montagem e Manutenção de Computadores

Victor Vieira, Antonio Rege Lopes dos Santos, Dirceu de Lima, Bruno Gadelha

Resumo


Os softwares educativos são ferramentas cada vez mais usadas pelos professores por motivarem os alunos a realizar uma atividade. No caso dos laboratórios virtuais (LVs), as questões que justificam o uso vão além, envolvendo a simulação de atividades que podem ser perigosas ou caras. Este documento relata experiências com a adoção de laboratórios virtuais para o ensino de disciplinas relacionadas à montagem e manutenção de computadores no . São descritos os cenários de aplicação de duas ferramentas que simulam laboratórios de manutenção e como os professores adotam essas ferramentas em suas disciplinas. Foi desenvolvido um instrumento para registrar a experiência com a adoção e analisados os dados obtidos para entender as características desse processo. Percebeu-se que as abordagens utilizadas possuem diversos pontos em comum. A partir da análise das notas nos três últimos anos e dos relatos dos professores, concluiu-se que a adoção das ferramentas foi um fator motivador para os alunos e, como consequência, resultou em melhorias em suas notas. Sugere-se que novos estudos com amostras maiores, que possibilitem análises quantitativas, sejam realizados para continuidade da pesquisa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.11