Desafios e Experiências no Ensino de Programação Java através de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência

Flávio dos Santos, Luiz Alexandre Castelo Branco Gomes, Eudenia Barros, Francisco Tearle Pinheiro, Lidiane Castro Silva, Marcos do Nascimento, Paulo Maia

Resumo


O mercado de TI está sempre demandando profissionais qualificados. Portanto, aprender a programar (bem) é requisito essencial para conseguir uma vaga de trabalho. Entretanto, pessoas com deficiência (PcD) encontram diversas barreiras quando tentam aprender a programar, indo desde falta de domínio técnico até compreensão da linguagem utilizada. Este artigo descreve os desafios encontrados durante a aplicação de três cursos sobre noções de lógica e desenvolvimento com Java para PcD através de um ambiente de Educação a Distância (EaD), bem como discute as soluções pedagógicas e tecnológicas adotadas para minimizar a evasão dos cursos e maximizar o aprendizado dos alunos.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1109